sou explosivo

Como conscientizar uma pessoa explosiva que precisa de ajuda psicológica.

O que pode ser dito para que a pessoa procure por ajuda?

No caso estamos falando sobre pessoas explosivas que perdem o controle  por motivos que, às vezes,  são pequenos sem muita importância. As dicas abaixo dizem respeito a esta situação, onde a impulsividade agressiva esta muito forte, comprometendo a todos.

Antes de mais nada vamos entender um pouco da dinâmica desta pessoa.

Gritar pode ser adotado como uma linguagem padrão para enfatizar o que se pretende  dizer ou para convencer. Por falta de habilidade social (saber dizer o que pensa e o que sente ) as emoções podem dominar a situação causando um exagero na forma de expressar a raiva.

Aquele que apresenta este tipo de perfil psicológico precisa de ajuda para rever o seu funcionamento mental. Ele precisa ver  que a forma como está lidando com a vida não vem dando muito certo.

Sendo assim vamos às orientações:

1- Não podemos acusar

Não acuse , quando sofremos devido a um problema emocional do outro não temos o direito de dizer o que esta pessoa é, isto porque faltam entendimentos sobre o que ocorre. A melhor atitude é dizer como nos sentimos diante do problema que estamos vivenciando. Estamos tristes, desanimados ou até mesmo estamos querendo partir. Uma conversa franca sobre como a convivência está difícil precisa ser bem esclarecida.

2- Comentar sobre o problema  entendendo que ele não é seu e sim da outra pessoa.

Isto é importante , não se pode perpetuar a agressividade, existem parentes ou pessoas afetivamente envolvidas que assumem  para elas o problema do outro.

Alguns comentários podem ajudar , veja abaixo  

– Sei bem que você não é culpado por não conseguir se controlar, ninguém escolheria ter este tipo de problema. Eu posso compreender que não tem culpa, porém , não posso admitir que você não se responsabilize em cuidar disto.  Só você poderá mudar, é preciso que veja o que acontece, eu posso apoiá-lo.

– Quando você perde o controle perde também a minha confiança, eu já não sei mais se posso fazer uma simples visita ou  uma viagem . Fica difícil , eu nunca sei se teremos uma briga desgastante passando por vexames. Considere minha aflição e veja o que pode fazer por nós sobre isso. Como eu posso ajudar?

– Reconheço que você é uma boa pessoa mas fica difícil entender como alguém com tantas qualidades  pode ter um comportamento que pões tudo a perder. Quando você fica furioso eu percebo que sou vitima de um problema que é seu.  Acredito que você pode fazer diferente, só precisa ir atrás.

Caso você tenha perdido a terceira dica acesse aqui >>> http://souexplosivo.com.br/6-dicas-para-conviver-com-pessoas-explosivas-parte-3/

📞 Informações sobre valor da consulta e para o uso de convênio médico, envie um WhatsApp para: +55 (11) 98244-9917.

Para essa e outras dicas acesse: www.souexplosivo.com.br

Psicóloga especialista no controle emocional Ansiedade Generalizada e Transtornos Explosivo Intermitente.