sou explosivo

Quem tem descontrole emocional sabe bem o que é isso…

Você tem vontade…

De gritar,

De xingar

 De explodir

     De arremessar o que tiver na sua frente

Percebe um ímpeto, um impulso, uma raiva descontrolada.

Saiba que você não é o único que sente tudo isso é também não é o único que está se prejudicando muito.

sou explosivo

Pergunte a si mesmo se já não está na hora de cuidar destas “vontades”. Preste atenção se elas estão fora de controle, exageradas e desproporcionais.

É incrível a culpa que sentimos por não controlar nossas reações, parece que sempre fracassamos. Não conseguimos pedir ajuda porque seria admitir que somos fracos, é muito difícil suportar.

Além de termos um enorme prejuízo, social, financeiro temos a perda dos que amamos, tudo em função de uma dificuldade de falarmos o que nos desagrada, o que não concordamos.

sou explosivo

Ana Maria Costa – Psicóloga especialista em mudança de comportamento

No meu consultório, ao atender pessoas que buscam por mudanças, digo que existe tratamento e que também existe a necessidade de um entendimento sobre esta situação.

Não se pode culpar ninguém por apresentar uma dificuldade de controlar o impulso da agressividade pois este descontrole não é opcional, mas a partir do momento que se tem o conhecimento sobre os danos causados a si próprio e aos que convivem ao nosso redor, podemos falar que seria falta de responsabilidade não se cuidar.  Deixo claro que procurar por mudança é ser responsável por si mesmo e demonstra cuidados para com os que amamos.

Este descontrole pode ser causado por alguma deficiência do sistema nervoso, por questões psicológicas ou ainda por ambos motivos, é preciso avaliar.

sou explosivoVocê já percebe que causa problemas para a sua vida, percebe que deixa de aproveitar oportunidades e percebe que seria bom ter um relacionamento saudável sem brigas. Note que você pode estar sendo muito mais visto pelos outros por seu descontrole do que pela sua capacidade. É comum, para os que explodem, reclamarem que não são ouvidos, não percebem que ao gritar ou xingar o olhar das pessoas não será mais para o que estava sendo dito e sim para a agressividade dos atos.

Por isso a frase “quando gritamos perdemos a razão”.  Quem vai ouvir o conteúdo do que está sendo dito se existe todo um exagero na forma em como isto está sendo dito?

Fazendo um levantamento sobre os comportamentos aqui mencionados, podemos concluir que são totalmente disfuncionais devido aos prejuízos que causam.

Sendo assim só resta um caminho que é a busca por tratamento.

 

sou explosivo

Existe Psicoterapia Especializada para esse tipo de atitude, são sessões onde ocorre o autoconhecimento para que se possa compreender o porquê das explosões verbais ou físicas. Uma boa compreensão sobre o que acontece leva a uma análise mais realista das dificuldades.

Cabe uma observação que ouço muito daqueles que querem mudar de atitudes, me perguntam se os livros de autoajuda não seriam a solução.                                               Na minha experiência não é possível conquistar mudanças de atitudes somente com leituras de autoajuda, reparem que passado algum tempo da leitura, vem o esquecimento. Basta o livro ir para a estante que os pensamentos de mudança vão se apagando. Para ocorrer uma verdadeira mudança na dinâmica do seu funcionamento psicológico é preciso terapia de autoconhecimento.  Mudar em terapia é algo mais profundo, adquirimos compreensão das nossas teorias de vida que foram formuladas durante todo o nosso desenvolvimento. Muitas destas teorias, se confrontadas, mostram-se ineficazes e sem sentido, mas por incrível que pareça nós nos apoiamos nelas assim mesmo. É no processo terapêutico que construímos novas teorias, mais funcionais que conseguem nos oferecer uma vida mais leve e feliz.

Saiba mais sobre a possibilidade mudança de comportamento,

visite o site www.souexplosivo.com.br    WhatsApp – +55 (11) 98244-9917

Psicóloga Ana Maria Costa

Psicóloga especialista no controle emocional Ansiedade Generalizada e Transtornos Explosivo Intermitente.