sou explosivo

Dica 2: Descobrindo as situações que desencadeiam atitudes explosivas

Ana Maria Costa – Psicóloga especialista no tratamento de pessoas explosivas que não controlam o impulso da agressividade.

Dicas e sugestões sobre como proceder com pessoas que expressam a raiva de forma desproporcional

Conforme prometi, neste vídeo darei alguns exemplos de situações que podem desencadear a perda do controle emocional para aqueles que explodem com facilidade.

Aqueles que perdem o controle emocional, geralmente, acreditam que algo está errado ou seja, algo não está acontecendo como eles entendem que seria o certo.  E por não encontrarem uma forma mais adequada de argumentar e expor suas ideias, explodem.

Isso caracteriza falta habilidade social, todos precisamos nos comunicar sendo assim todos precisamos ter ou desenvolver condições para isso (habilidade social).

Entendo que conviver com as  pessoas que apresentam esta dificuldade é bem desgastante, ouço muito relatos de familiares e amigos que não compreendem a razão de comportamentos agressivos. Muitas vezes os motivos não parecem graves o bastante para tanta raiva.

Para os que convivem, além do susto no momento da explosão verbal, pode também sentirem medo das reações, afinal comportamentos agressivos é algo bem difícil de aceitar. Alguns chegam até a agredir fisicamente o que piora muito a convivência com a família.

Vou apresentar umas sugestões que podem colaborar para estes momentos.

Observem quando ocorrem o descontrole, está acontecendo algo no momento.

Certos comentários ou certas situações podem desencadear a agressividade.

Na minha experiencia é muito comum que certos “temas” são vistos como muito provocativos, como por exemplo:

Duvidar se estão falando a verdade – Frases que sugerem que  eles estão faltando com a verdade é possível que gere uma reação muito forte de raiva. Qualquer comentário que sugere falta de caráter ou desonestidade são vistos como afronta e recebidos com muita indignação.  É fato que ninguém quer ser confrontado quanto ao caráter, mas certas pessoas tem reações exageradas como se os comentários fossem verdades absolutas. Não admitem que ´pode ter ocorrido um mal entendido ou que as palavras não foram bem escolhidas, porem no caso de realmente existir uma acusação o melhor seria uma conversa bem direta e firme e não argumentar com brigas.

Presenciar injustiça – Não gostamos de ver injustiça isto é muito ruim, porem para aqueles que tem uma tolerância baixa presenciar isto gera muita raiva. Ficarem diante de pessoas que infringem as leis é algo que provoca reações fortes chegando ao descontrole. É interessante observar  que existe também um forte desejo de “ensinar” o que é correto.

Ouvirem dúvidas sobre a sua capacidade profissional  – Duvidar da capacidade profissional pode gerar muita agressividade . Algum comentário sobre como poderia se fazer ainda melhor algum trabalho realizado, traz imediatamente a ideia de que estão sendo vistos como inferiores, incapazes ou ainda como sem utilidade.

Aqui são alguns exemplos , podem existir muitas situações que tiram a pessoa do controle, o importante é tentar evitar tudo isso. Entendo que, às vezes,  não é possível evitarmos certos comentários ou certas situações  e  sem dúvida não podemos ficar cuidando dos explosivos o tempo todo, mas podemos compreender melhor e ajudar.

Caso você tenha perdido a primeira dica acesse aqui >>> http://souexplosivo.com.br/6-dicas-para-conviver-com-pessoas-explosivas-parte-1/

📞 Informações sobre valor da consulta e para o uso de convênio médico, envie um WhatsApp para: +55 (11) 98244-9917.
Saiba mais em: www.souexplosivo.com.br 

Psicóloga especialista no controle emocional Ansiedade Generalizada e Transtornos Explosivo Intermitente.